Projeto desenvolvido em parceria com o arquiteto Rodolfo Mereniuk. O posicionamento do bloco que compõem o corpo do edifício foi desenvolvido em função da melhor orientação no lote, leste-oeste e em relação à insolação e ventilação.Como solução plástica, foi escolhido uma volumetria simples determinadas pela justaposição de volumes contíguos perpendiculares um ao outro determinados através das funções e hierarquia dos espaços dentro dos volumes.
O programa foi distribuído no térreo, separados em três blocos diferentes, um longe do edifício onde fica localizado o depósito de resíduos que devem ser separados de forma que fiquem separados os tipos diferentes de resíduos; o bloco administrativo e o bloco do necrotério e assistência social.
No bloco do necrotério e assistência social, possui uma recepção separada dO bloco administrativo, pois é essa área que funcionará 24 horas do dia com plantões noturnos e será equipado com uma área de apoio para os médicos, com vestiários, sala de espera e coleta de material para exames laboratoriais, a parte de necrotério, freezers, papiloscopia, antropologia, odonto. Raio X, a parte de preparação e garagem para a chegara e retirada dos corpos. Além dessas áreas ficam o museu, a capelinha e o auditório no segundo andar. É o auditório que possui portas que podem ficar abertas ou fechadas e faz, ou não a ligação entre os dois blocos dependendo da ocasião.
No bloco administrativo que funcionará somente no período diurno, fica uma recepção com acesso separado do acesso do outro bloco, dessa forma toda a parte administrativa ficará mais segura, encontramos a parte de entrega de laudos e requisições, protocolo, lanchonete, almoxarifado, a biblioteca, as salas de chefias, peritos, laboratórios, consultórios psiquiátricos, R.H, financeiro e diretoria e nos demais pavimentos. No térreo ficou posicionado em blocos diferentes a recepção e entrada do bloco dos laboratórios e parte administrativa, junto com o auditório e o outro bloco onde se dispõem a parte de medicina legal, polícia e ….. O núcleo rígido do bloco administrativo existem as circulações verticais é demarcado visualmente e é o ponto de união para todos os pisos.
A planta livre determina a flexibilidade dos espaços, através de utilização de divisórias altas ou baixas que possibilitam ventilação cruzada garantida pela diferença de temperatura entre as duas fachadas e pela predominância dos ventos SE e SO, possibilitando o uso de climatização artificial como complemento. Os materiais de revestimento foram escolhidos de forma que fossem de fácil manutenção para a limpeza como granitos, vidro e pastilha com concreto aparente.
Área do terreno: 7.013,00 m²
Área total: 3.900,00 m²
Local: Curitiba - PR
Data do Projeto: 2009
Obra: em projeto