MATÉRIA - JORNAL GAZETA DO POVO

Família reunida em um único espaço

Saiba como criar um espaço multifuncional para manter todo mundo da casa juntinho.

Enquanto a mãe está lendo, o filho está entretido na cozinha, o pai e o irmão desfrutam das tecnologias do home theater. Tudo isso acontece em um espaço amplo, sem divisões, e ao mesmo tempo. Esse é o conceito de family room (sala da família, em inglês).

Projetos que carregam esse conceito têm por objetivo integrar familiares e amigos, criando condições de atividades diferentes no mesmo espaço. Para a arquiteta Pauline Kubiak, au­­­men­­­ta cada vez mais o interesse por ambientes multifuncionais. Eles são, segundo ela, uma alternativa para quem quer ficar junto, agregar interesses diferentes e defender o conceito de família unida, sem atrapalhar a individualidade de cada um.

Na casa da família Chamma, o que antes era um quarto de brinquedos virou uma espaço multifuncional, onde convivem os pais e os filhos jovens. “Com a chegada da adolescência sentimos a necessidade de manter os meninos próximos de nós”, diz o engenheiro mecânico Ramez Chamma, 47 anos. O arquiteto Vinicius Trevisan, que assina o projeto, explica que criou um quarto de hóspedes com sanitário, associado a um espaço de home theater, separado por um painel que garante a privacidade. Acoplada a essa estrutura, há uma minicozinha gourmet que pode ser fechada e ficar isolada, não interferindo no entorno do espaço.

Trevisan comenta que é importante levar em considerção as dimensões do espaço, pensando no conforto de todos. Para Pauline, o mais importante é manter o caráter amigável e aconchegante desse conceito. “Até apartamentos pequenos podem contar com isso”, diz a arquiteta. Nesses casos, a sala principal pode ser ampliada, integrando-se aos outros ambientes e criando um espaço agradável para reunir todo mundo.
Gazeta do Povo

Data: 04/03/2012
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/familia-reunida-em-um-unico-espaco/